Revestimento interior directo de placas de argila
RRA001 Revestimento interior directo de placas de argila
Revestimento interior directo, de 20,55 mm de espessura total, formado por placa de argila tipo standard de 20 mm de espessura, aparafusada a uma estrutura metálica de aço galvanizado de mestras de 80x15 e 0,55 mm de espessura, previamente ancorada ao paramento vertical cada 400 mm, com parafusos de aço. Inclusive colocação, ancoragem ao paramento suporte e nivelamento dos perfis auxiliares; parafusos para a fixação das placas e malha de fibras de juta e argamassa natural de argila sem aditivos, para regularização de superfícies.

Tipo de colocação
Nº de placas
Separação entre mestras (mm)
Perfis
Secção (mm)
Espessura das placas (mm)
Tipo de placa
Dimensões (mm)
Massa superficial (g/m²)
Segurança e saúde

Unitário

Ud

Descrição

Rend.

Preço unitário

Importância

mt12psg050d

m

Mestra Omega de chapa de aço galvanizado, de 80 mm de largura, segundo EN 14195.

2,960

1,51

4,47

mt12ply010a

Placa de argila com fibras vegetais, de 20 mm de espessura, 600 mm de largura e 1200 mm de comprimento, reforçada com malha de juta em ambas as faces, Euroclasse A2-s1, d0 de reacção ao fogo, segundo NP EN 13501-1, com acessórios de fixação.

1,020

26,77

27,31

mt12psg081d

Ud

Parafuso autoperfurante 3,5x35 mm.

18,000

0,01

0,18

mt12psg220

Ud

Fixação composta por bucha e parafuso 5x27.

8,440

0,06

0,51

mt28mca005a

Malha de fibras de juta engomada com amido de milho, de 135 g/m² de massa superficial.

0,260

2,57

0,67

mt28mca015a

kg

Argamassa natural de argila sem aditivos, composta por inertes seleccionados com granulometria até 3 mm de diâmetro, densidade 1800 kg/m³, resistência à compressão 1,9 N/mm², fornecida em sacos, para regularização de superfícies.

4,200

0,19

0,80

mo053

h

Oficial de 1ª montador de pré-fabricados interiores.

0,431

25,32

10,91

mo100

h

Ajudante de montador de pré-fabricados interiores.

0,431

24,04

10,36

 

%

Custos directos complementares

2,000

55,21

1,10

Custo de manutenção decenal: 6,50€ nos primeiros 10 anos.

 

Total:

56,31



Referência e título da norma

Aplicabilidade(a)

Obrigatoriedade(b)

Sistema(c)

EN 14195:2005

1.1.2006

1.1.2007

3/4

Elementos de armação metálica para sistemas em placas de gesso — Definições, requisitos e métodos de ensaio

   

EN 14195:2005/AC:2006

1.1.2007

1.1.2007



(a) Data de entrada em aplicação da norma harmonizada

(b) Data final do período de coexistência

(c) Sistema de avaliação e verificação da regularidade do desempenho

UNIDADE DE OBRA RRA001: REVESTIMENTO INTERIOR DIRECTO DE PLACAS DE ARGILA.


MEDIDAS PARA ASSEGURAR A COMPATIBILIDADE ENTRE OS DIFERENTES PRODUTOS, ELEMENTOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS QUE COMPÕEM A UNIDADE DE OBRA.

Todo o elemento metálico em contacto com as placas estará protegido contra a corrosão. As tubagens que passem entre painéis de isolamento estarão devidamente isoladas para evitar condensações.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Revestimento interior directo, de 20,55 mm de espessura total, formado por placa de argila tipo standard de 20 mm de espessura, aparafusada a uma estrutura metálica de aço galvanizado de mestras de 80x15 e 0,55 mm de espessura, previamente ancorada ao paramento vertical cada 400 mm, com parafusos de aço. Inclusive colocação, ancoragem ao paramento suporte e nivelamento dos perfis auxiliares; parafusos para a fixação das placas e malha de fibras de juta e argamassa natural de argila sem aditivos, para regularização de superfícies.



CRITÉRIO DE MEDIÇÃO DE PROJECTO

Superfície medida segundo documentação gráfica de Projecto, sem duplicar esquinas nem encontros.



CONDIÇÕES PRÉVIAS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS ANTES DA EXECUÇÃO DAS UNIDADES DE OBRA


DO SUPORTE.

Antes de iniciar os trabalhos de montagem, verificar-se-á que se encontra terminada a estrutura, as paredes exteriores e a cobertura do edifício. A superfície horizontal de assentamento das placas deve estar nivelada e o pavimento, se possível, colocado e terminado, salvo quando o pavimento possa ficar danificado durante os trabalhos de montagem; neste caso, deverá estar terminada a base de assentamento. Os tectos da obra estarão acabados, sendo necessário que a superfície inferior da laje fique revestida se não se vão colocar tectos falsos. As instalações, quer de abastecimento de água e aquecimento como de electricidade, devem encontrar-se com as tomadas de planta em espera, para a sua distribuição posterior pelo interior das paredes. As tubagens de ventilação e os tubos de queda estarão colocados. Será verificado que a superfície suporte apresenta planeza suficiente para receber as mestras, uma vez que a correcção de planidade que elas permitem é bastante reduzida.



PROCESSO DE EXECUÇÃO


FASES DE EXECUÇÃO.

Marcação na laje inferior e na superior dos perfis. Implantação sobre o paramento das mestras. Colocação e ancoragem ao paramento suporte dos perfis auxiliares. Corte das placas. Fixação das placas. Implantação das caixas de mecanismos eléctricos e de passagem de instalações, e perfuração posterior das placas. Tratamento de juntas. Preparação da argamassa. Aplicação da argamassa.


CONDIÇÕES DE FINALIZAÇÃO.

O conjunto será resistente e estável. Ficará plano e aprumado.



CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO.

Será protegida contra golpes. Serão evitadas as humidades e a colocação de elementos pesados sobre as placas.



CRITÉRIO DE MEDIÇÃO EM OBRA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Medir-se-á a superfície realmente executada segundo especificações de Projecto, sem duplicar esquinas nem encontros.



CRITÉRIOS CONSIDERADOS NA DETERMINAÇÃO DO PREÇO DA UNIDADE DE OBRA

O preço inclui a resolução de encontros e pontos singulares, mas não inclui o isolamento a colocar entre as placas e o paramento.



Código LER

Tipo

Peso (kg)

Volume (l)

17 04 05

Ferro e aço.

0,026

0,012

17 01 01

Betão (betões, argamassas e pré-fabricados).

0,083

0,055

 

Resíduos gerados:

0,109

0,068

15 01 01

Embalagens de papel e cartão.

0,056

0,075

17 02 03

Plástico.

0,015

0,025

 

Embalagens:

0,071

0,100

 

Total resíduos:

0,180

0,167