Ancoragem provisória de parede moldada | ||
CCP081 | Ancoragem provisória de parede moldada | |
Ancoragem provisória de parede moldada ao terreno, com inclinação de 30° em relação ao plano horizontal, até 17,5 m de comprimento, para garantir a estabilidade da parede moldada durante os trabalhos de escavação das terras, até que a parede ganhe rigidez através das suas uniões com o resto da estrutura, durante um tempo de serviço inferior a 2 anos, composto dos seguintes trabalhos: extracção de terras com meios mecânicos, através de perfuração da parede moldada e do terreno, com molde de 114 mm de diâmetro exterior; introdução de 3 cabos formados por cordões entrançados de aço de 0,6" (15,2 mm) de diâmetro nominal, lubrificados e embainhados em tubo de PE; injecção à pressão através do sistema de injecção única global (IU), de leitada de cimento CEM I 42,5N, com uma relação água/cimento de 0,4, dosificada em peso, para protecção e formação do bolbo; fixação dos cabos à cabeça da ancoragem formada por placa de apoio e cunha de aço; tensionamento dos cabos com esticador de cabos multifilar e central hidráulica, uma vez ganha a presa da leitada de cimento; vedação da perfuração e entrada em funcionamento, e carga manual de entulho para camião ou contentor. |
Preço |
|
Exportação |

UNIDADE DE OBRA CCP081: ANCORAGEM PROVISÓRIA DE PAREDE MOLDADA.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Ancoragem provisória de parede moldada ao terreno, com inclinação de 30° em relação ao plano horizontal, até 17,5 m de comprimento, para garantir a estabilidade da parede moldada durante os trabalhos de escavação das terras, até que a parede ganhe rigidez através das suas uniões com o resto da estrutura, durante um tempo de serviço inferior a 2 anos, composto dos seguintes trabalhos: extracção de terras com meios mecânicos, através de perfuração da parede moldada e do terreno, com molde de 114 mm de diâmetro exterior; introdução de 3 cabos formados por cordões entrançados de aço de 0,6" (15,2 mm) de diâmetro nominal, lubrificados e embainhados em tubo de PE; injecção à pressão através do sistema de injecção única global (IU), de leitada de cimento CEM I 42,5N, com uma relação água/cimento de 0,4, dosificada em peso, para protecção e formação do bolbo; fixação dos cabos à cabeça da ancoragem formada por placa de apoio e cunha de aço; tensionamento dos cabos com esticador de cabos multifilar e central hidráulica, uma vez ganha a presa da leitada de cimento; vedação da perfuração e entrada em funcionamento, e carga manual de entulho para camião ou contentor.
REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL
Execução, controlo e documentação: NP EN 1537. Execução de obras geotécnicas especiais. Ancoragens no terreno.
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO DE PROJECTO
Comprimento medido desde a face de apoio da cabeça de ancoragem até ao extremo do bolbo, segundo documentação gráfica de Projecto.
CONDIÇÕES PRÉVIAS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS ANTES DA EXECUÇÃO DAS UNIDADES DE OBRA
DO SUPORTE.
Foram extraídas as terras pela face interior da parede moldada até à cota necessária.
DO EMPREITEIRO.
Apresentará prova documental da capacidade técnica da empresa executante.
PROCESSO DE EXECUÇÃO
FASES DE EXECUÇÃO.
Perfuração da parede e do terreno. Colocação dos cabos. Injecção da leitada. Colocação da cabeça de ancoragem. Fixação dos cabos à cabeça de ancoragem. Tensionamento dos cabos. Vedação da perfuração. Distensionamento. Limpeza dos restos gerados. Carga manual de entulho para camião ou contentor. Realização de ensaios.
CONDIÇÕES DE FINALIZAÇÃO.
A ancoragem manterá a rigidez durante a sua vida útil.
ENSAIOS.
Ensaio de aceitação.
Regulamentação aplicável: NP EN 1537. Execução de obras geotécnicas especiais. Ancoragens no terreno
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO EM OBRA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Será medido o comprimento total do cabo das ancoragens executadas segundo especificações de Projecto.